top of page
Imagem1.png

XXVI Seminário Integrador Internacional da Rede PRODEMA

PALESTRANTES

Moacyr Cunha de Araujo Filho
 

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), com Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização (D.E.A. - 1992) e Doutorado (DSc. - 1996) em Physique et Chimie de lEnvironnement pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, França. Tem experiência nas áreas de Mecânica dos Fluidos e Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Turbulência em sistemas geofísicos; Interação oceano-atmosfera; Modelagem matemática e simulação numérica da hidrodinâmica e dos ciclos biogeoquímicos de sistemas hídricos superficiais. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Oceanografia (DOCEAN), pesquisador do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA), e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2019-2023). Chefe do DOCEAN/UFPE (2004-2008), Sub-chefe do DOCEAN/UFPE (2012-2016), e Coordenador do CEERMA/UFPE (2014-2019). Membro do Conselho Técnico Científico (CTC) do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). Membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC). 

Cristiano Wellington Noberto Ramalho

 

Cristiano Wellington Noberto Ramalho possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Sociologia (DS) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), sendo pesquisador do Laboratório de Estudos Rurais (LAE-RURAL) e pesquisador líder do Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordena pesquisas apoiadas pelo CNPq e a FACEPE e é um dos responsáveis pelo Projeto de Extensão Vozes da Pesca Artesanal realizado pelo Nuhumar/UFPE, que conta com o apoio do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). Os temas de estudos vinculam-se às áreas: Sociologia da Pesca; Sociologia do Trabalho; Socioantropologia Marítima; Sociologia Rural; Sociologia da Natureza; Ontologia e Etnografia Lukacsiana. Também é pesquisador de Produtividade do CNPq (PQ2) e conselheiro do CPP.

Luiz Miguel Oosterbeek Morada

 

Pesquisador da área de arqueologia há mais de 30 anos e atualmente participa de diversos projetos em várias partes do mundo, tendo como instituição base o Instituto Politécnico de Tomar, o Museu de Mação, o Instituto Terra e Memória e a Unesco. Pré-historiador e arqueólogo se ocupa de atribuições como: Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal (IPT); Pró-Presidente do IPT; Coordenador dos cursos de Mestrado em Arqueologia (IPT) incluídos no mestrado em Quaternário e Pré-história da rede Erasmus mundus; Membro do Conselho Internacional  de Filosofia e Ciências Humanas (UNESCO); Secretário-Geral da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas (UISPP);  Vice-Presidente do HERITY International; integrou a área de Ciência e Sociedade do programa CYTED; Diretor de projetos na Europa, África e América Latina; Diretor do Museu de Mação; Presidente do Instituto Terra e Memória; Investigador Principal do Grupo de  Quaternário e Pré-história do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra; Autor e co-autor de mais de 30 livros e 200 artigos.

543-foto_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-10-04 at 11.10.54.jpeg

Antônio Jeovah de Andrade Meireles

 

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Viviane Souza do Amaral

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor associado e Coordenadora Geral da Rede em Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA) . Foi membro da diretoria da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS) entre 2017 e 2019. Integrou a Diretoria (2020-2022) da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (Mutagen-Brasil). como 1° secretária e na atual gestão (2022-2024) atua como tesoureira da Mutagen-Brasil. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica.

WhatsApp Image 2022-10-04 at 11.15.22.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-04 at 11.19.19.jpeg

Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel

 

Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel - Mestrado e Doutorado em Botânica na Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE e Pós-Doutorado na School of Environmental Sciences, University of Guelph, Canadá. Professora Titular da UFRPE, Líder do Grupo de Pesquisa Fitomorfologia Funcional e Interações Antrópicas-FITANTROP, Coordenadora do Laboratório de Fitomorfologia Funcional - LAFF da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco (PRODEMA-UFPE), Mestrado e Doutorado. Linhas de Pesquisa em Ecologia Vegetal, Fitomorfologia Funcional, Anatomia Vegetal Ecológica, Ecologia de Ecossistemas e Tipos e Grupos Funcionais Vegetais aplicadas aos biomas Caatinga, Restinga e Mata Atlântica. Criadora e Editora Chefe do Journal of Environmental Analysis and Progress-JEAP.

WhatsApp Image 2022-10-17 at 09.39.53.jpeg

Ana Elisa de Castro Freitas

 

Bióloga (1990), Mestre em Ecologia (1996) e Doutora em Antropologia Social (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral. No período de 2006 a 2009 atuou como Coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para os Povos Indígenas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Foi presidente da Comissão Universidade para os Índios no Paraná entre 2010 e 2011. Atuou como educadora nas séries iniciais do ensino fundamental junto à rede municipal de ensino de Porto Alegre entre 1997 e 2005, onde desenvolveu projetos de Educação Arte Ambiental. Entre 2011 e 2017 atuou como Coordenadora do Núcleo Universitário de Educação Indígena e Membro do Comitê Gestor do Componente Indígena do Plano de Metas de Inclusão Racial e Social na UFPR. É Tutora junto ao Programa de Educação Tutorial/PET, do Ministério da Educação/MEC, dedicando-se a formação intelectual de indígenas no ensino superior. É membro da Câmara Departamental do Curso de Licenciatura em Artes no Setor Litoral da UFPR e docente colaboradora no Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais desta mesma instituição. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFICIAMB na UFPR. Atua  nas áreas de Antropologia, Ciências Ambientais, Arte  e Educação, com ênfase em Antropologia Ecológica, Etnologia Indígena, Arte Contemporânea e Politicas Públicas. Sua produção inclui participação em bancas, orientação acadêmica, artigos, capítulos e organização de livros, vídeos etnográficos, mostras fotográficas, obras e exposições de arte, intervenções urbanas, laudos e relatórios técnicos.

LIA VASCONCELOS

 

Lia T. Vasconcelos é Doutorada (1997); Mestre em Community Planning (1982), University of Rhode Island, USA); Arquiteta, 1977. Docente no DCEA-NOVA FCT e investigadora integrada do MARE-NOVA (www.mare-centre.pt/). Centra a investigação em processos inovadores de decisão colaborativa, mobilizando e envolvendo multi-stakeholders visando novas formas de governância. Tem coordenado a componente participativa de vários projetos nacionais e internacionais e é editora/co-editora de vários livros (e.g., Sustainability in the 21st century – The Power of Dialogue, 2015) e autora de uma série de publicações científicas em periódicos

WhatsApp Image 2022-10-04 at 11.23.34.jpeg

José Carlos Ferreira

 

José Carlos Ferreira, é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), e investigador do MARE (NOVA). É doutorado em Ambiente e Sustentabilidade, esp. em Engenharia do Ambiente e Sustentabilidade (Universidade Nova de Lisboa), Mestre em Geografia Física e Ambiente (Universidade de Lisboa) e licenciado em Geografia e Planeamento Regional, var. Geografia Física (Universidade de Lisboa). Centra a sua investigação na área do ordenamento e gestão de base ecológica, planeamento ambiental, infraestruturas verdes e serviços territoriais, estratégias e medidas de adaptação às alterações climáticas e avaliação e gestão da vulnerabilidade e risco em territórios complexos.
Leciona nas seguintes unidades curriculares: Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente. Mestrado em Urbanismo sustentável e Ordenamento do Território.

Daniela Mariano Lopes da Silva

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Química na Agricultura e Ambiente) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP (2005). Atualmente é docente do Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Santa Cruz. Atua nos programas de pós graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - Área Ciências Ambientais) e no programa de pós graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais (PPGSAT - Área Biodiversidade). Atual vice - coordenadora do curso de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UESC (2022-2024) e é a atual vice - coordenadora regional do Estado da Bahia na Aliança Tropical das Águas (TWRA) (vigência dez/2021 a nov/2023). Atuou como Gerente de Pesquisa na Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UESC de 2013 a 2021 e como vice coordenadora do curso de Pos Graduação do PRODEMA (Área de Ciências Ambientais) de 2017-2020. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeoquímica de nutrientes em rios e riachos e limnologia. 

servletrecuperafoto.gif

Inajá Francisco de Sousa

 

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Meteorologia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (1991), doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e Pós-doutorado em modelagem hidrológica realizado no Instituto de Agricultura Sostenible - IAS/CISC desenvolvido em Córdoba-Espanha (2014). Professor associado da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica. Atuou como Coordenador do Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos - PRORH durante os anos de 2017 a 2020. Foi Coordenador Adjunto no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente no ano de 2016. Professor permanente nos Programas de Pós Graduação - PRODEMA e PRORH. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/UFS. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica em bacia hidrográfica, necessidades hídricas de culturas e modelagem de agricultura irrigada.

António Alberto Chambel Gonçalves 

 

Hidrogeólogo PhD (Sócio n.º 14713).
Professor Auxiliar do Departamento de Geociências Universidade de Évora

Chambel.bmp
servletrecuperafoto (1).gif

 Rodrigo Guimarães de Carvalho

 

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Nota 6) da Universidade Federal do Ceará (2018). Professor Classe III nível 8 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN atuando junto ao curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, Mestrado em Ciências Naturais e Mestrado em Geografia onde é Coordenador. Docente permanente e orientador do Programa de Doutorado em Rede do PRODEMA pela UFERSA. Desenvolve pesquisa e extensão nas seguintes áreas: geoprocessamento aplicado ao meio ambiente; estudos socioambientais para a criação e manejo de áreas protegidas; análise de indicadores e índices ambientais; gestão da zona costeira e zoneamento ambiental. Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró 2018 - 2019 e 2020 - 2022 e atual Vice-Presidente 2022 - 2024, é membro efetivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, membro titular do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, membro titular do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão e do Conselho Turístico do Pólo Costa Branca, participa da Rede Mangue-Mar. 

Leonardo Silva Soares

Possui graduação em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA, doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia. Na Pós-Graduação é Professor Permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA. Professor Permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e Professor Permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Na Gestão Superior, atualmente está a frente da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFMA. Coordena o Laboratório e Grupo de Pesquisa "Ciências e Planejamento Ambiental". Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, Gerenciamento Costeiro e Avaliação Ambiental Integrada. Na gestão superior atua nos seguintes conselhos universitários: Conselho Superior (CONSUN) da UFMA, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMA e Conselho de Administração (CONSAD).

PAINELISTAS

carol.jpg

Carol Virgínia Gois Leandro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2021). Possui mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2005). Atualmente é Professor Associado IV do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antao da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Pro-Reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE (2019-2020). Atualmente, é Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPE. É membro da Academia Pernambucana de Ciência (APC). É membro permanente do colegiado do Programa de Pós-graduação em Nutrição (nível 5 da Capes) da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Coordenadora (2014-2018) e Vice-Coordenadora (2018-2019) do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão - PE (nível 3 da CAPES).

Jairo Lizandro Schmitt

Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde 2005; Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 (2018-atual); Professor da Universidade Federal de Alagoas (2022-atual); da Universidade Feevale (1997-2022);   do Centro Universitário Cesmac (2020-2022); Líder  e participante do grupo de pesquisa de Indicadores de Qualidade Ambiental (2003-atual), no CNPq;  Coordenador Adjunto dos Programas Acadêmicos da  Área de Ciências Ambientais (2018-atual); Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais da mesma Área   CAPES (2015-2016);  Diretor da Sociedade Botânica do Brasil na Regional do RS (2010-2012); integrante do Comitê de Assessoramento Técnico Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS), na área de Ciências Biológicas (2019-2021). Tem experiência de mais de 30 anos no exercício da docência, desde a Educação Básica até a pós-graduação strictu sensu e desenvolve projetos de pesquisa com especial atenção à Biologia e Ecologia de plantas vasculares, avaliando a influência do meio físico e antrópico sobre a biodiversidade vegetal.

Jairo-Lizandro-Schmitt.jpeg
servletrecuperafoto.gif

​Júlio César Piffero de Siqueira

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília e Administrador de Empresas (2004) pela Universidade de Brasília. Além disso, possui os títulos de Especialista em Economia Brasileira (2016) pela Universidade de São Paulo, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (2013) pela Universidade Cândido Mendes, e MBA Executivo em Gestão de Projetos (2015) pela AVM Faculdade Integrada. Antes de ingressar na CAPES, atuou como Analista para Negócios Internacionais (2000-2005) na Embaixada dos Estados Unidos e Analista de Atendimento Coletivo - Indústria (2013-2014) no SEBRAE Nacional. Foi admitido como Analista em Ciência e Tecnologia na CAPES em 8 de dezembro de 2014, passando a exercer o encargo de Coordenador-Geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Pedro Valadao Carelli

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco. Graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (2003), obteve o título de Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (2008), na área de sistemas dinâmicos e fenômenos não lineares em redes neurais biológicas. Realizou pós doutorado na Unité de Neurociences, Information et Compléxité do Centre National de la Recherche Scientifique (UNIC - CNRS) na França, onde trabalhou com experimentos in vivo, estudando fenômenos complexos no córtex visual primário (V1). Trabalha em áreas de pesquisa envolvendo Física e Neurociência. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas dinâmicos, criticalidade, redes neurais biológicas e híbridas, modelagem de neurônios e redes neurais, interação em tempo real entre computadores e redes neurais biológicas, sincronização de osciladores neurais e dinâmica de interação lateral no córtex visual primário. O trabalho experimental envolve técnicas de eletrofisiologia intracelular e extracelular com matrizes de eletrodos.

pedro.gif
bottom of page